A empresa
Produtos
Eucalipto
Processo de Preservação
Links
Fale conosco

 
IMUNIZAÇÃO DA MADEIRA
Processo de preservação

Na CEIMA, a imunização do eucalipto é feita pelo processo de célula cheia, usualmente conhecido como BURNETT. O líquido imunizante utilizado é o CCA-C (Arseniato de Cobre Cromatado), fabricado conforme o Standard P 5-97 da AWPA (American Wood Preservers Association) e tem seu uso regulamentado no Brasil, através das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): NBR-8456, NBR-9480 e NBR-12803.

O CCA é um produto químico hidrossolúvel , que não deixa resíduos na superfície da madeira, não exala vapores ou odores, e proporciona alta durabilidade e diversidade no uso da madeira, com segurança para o usuário e para o ambiente.

Como é processo:

  1. A madeira, após secagem natural, é colocada numa autoclave (cilindro de aço de 2m de diâmetro e 25 m de cumprimento, fabricado para suportar pressões de até 18 kg/cm2).
  2. Em seguida, é aplicado um vácuo, que retira todo o ar das células das camadas permeáveis da madeira.
  3. Logo após, é introduzido o CCA, que, sob pressão, preenche os espaços vazios provocados pelo vácuo.
  4. A quantidade de preservativo e a sua concentração variam de acordo com o produto final e obedecem os critérios definidos pelas normas técnicas.
  5. A CEIMA segue todas as especificações técnicas aprovadas pelo IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Normas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 8456/1984 NBR12803/1993), que estabelecem as condições exigíveis para a preparação de postes, mourões e dormentes.
  6. As peças devem descansar por 15 dias , antes de serem entregues ao cliente.